Ficha de Cadastro de Cliente Online – Jogue fora seus papéis!

As empresas estão sempre buscando formas de otimizar o tempo e reduzir custos, já que esses são fatores fundamentais para a maior lucratividade dos negócios. Mas o que pode ser realmente feito para que esses objetivos sejam conseguidos.

Bem, uma das grandes comodidades é trazida pelo CRM (Customer Relationship Management) traz às empresas ou mesmo profissionais autônomos ou liberais é dispensar a famosa ficha de cadastro de cliente. Com a tecnologia do CRM, os dados dos clientes e prospects são armazenados de forma online, dentro do próprio sistema – seja ele um software ou online.

Pode até parecer apenas um detalhe poder jogar as ultrapassadas fichas de cadastro em papel fora, mas o fato de ter um cadastro online traz benefícios e vantagens extremamente consideráveis. Um deles é realmente poder reduzir a quantidade e o volume de documentos e papeis em geral.

Com isso, você evita desorganização na empresa (o que pode impactar nos resultados). Também economiza na aquisição de papeis – sendo que em médias e grandes empresas isso se trata de um custo considerável nas despesas com materiais.

Ter fichas de cadastro de clientes online é possível tanto com softwares de CRM como aqueles que são acessados virtualmente.  

Mais benefícios de jogar os papeis fora!

Além de reduzir a quantidade e o volume de papel e organizar melhor o espaço físico da empresa e o dia a dia dos funcionários, livrar das fichas de cadastro de clientes e mantê-las online proporciona:

  • Mais vendas

Sim, pode parecer que uma coisa não está relacionada ao outra. Mas ter um cadastro online faz com que sobre muito mais tempo para você, a equipe ou o profissional responsável por vendas e expansão de negócios desenvolver estratégias para impulsionar as vendas;

Há muito mais tempo disponível para formular ações de marketing ou criar promoções, por exemplo. Ainda resta tempo para compilar informações sobre prospects e ir “atrás” deles, além dos clientes inativos que estão na base.

  • Melhora a relação com o cliente

Ter fichas de cadastro online estreita os laços com os clientes, pois o acesso às informações dos mesmos é feito de forma muito mais rápida. Além disso, sistemas de CRM online costumam atualizar automaticamente essas informações e a empresa não corre o risco de fazer “confusões” na hora de atender ou se relacionar com os seus clientes.

  • Permite qualificar funcionários com mais rapidez e eficácia

Ao ter um cadastro online, a empresa qualifica os seus funcionários em muito menos tempo, se o processo fosse feito por meio de papéis. O profissional passa a absorver com muito mais facilidade os procedimentos para gerir e interagir com os dados dos clientes, aumentando a produtividade dele e da empresa.

  • Melhora a comunicação com o cliente

Tendo a ficha de cadastro do cliente online, é claro, a comunicação da empresa com ele se torna muito melhor. Isso porque os dados permanecem atualizados e a facilidade de acesso a essas informações é maior e muito mais rápida.

  • O cliente fica muito mais satisfeito

Se a empresa atende o cliente com mais rapidez e assertividade e conhecendo suas necessidades (por meio da ficha de cadastro online), obviamente, ele se sentirá muito mais satisfeito com o atendimento prestado pela empresa. E em um mercado tão competitivo como o atual, a satisfação do cliente é essencial para garantir a boa imagem da empresa.

  • Fideliza os clientes

Com a ficha de cadastro de clientes online, como já mencionamos, o atendimento ao cliente é mais rápido. Necessidades dos clientes também podem ser antecipadas e eventuais problemas são resolvidos com muito mais agilidade.

Dessa forma é muito mais fácil fidelizar o cliente. Porque um consumidor que é prontamente atendido nas suas necessidades e problemas iria migrar a sua relação para o concorrente, não é?

  • Acompanhamento de resultados

Esse é um fator de extrema importância. Tendo a disposição as fichas de cadastro online de clientes, acompanhar e mensurar resultados se torna algo muito mais assertivo.

E tendo esses dados devidamente mensurados é possível corrigir eventuais falhas nos resultados que a empresa vem obtendo.  

Sem contar que a maior parte dos sistemas de CRM disponíveis no mercado, sejam eles implantados por meio de softwares ou online, traz ferramentas que proporcionam uma visão totalmente clara também daqueles clientes que nunca compraram da empresa ou que pararam de consumir. Assim, é possível, com a ficha de cadastro online de cliente, chegar até esses consumidores e conquista-los ou resgatá-los – o que impacta diretamente no faturamento e na lucratividade de uma empresa.

  • Auxilia na tomada de decisões

Em qualquer empresa, em muitas situações, a chefia necessita tomar algumas decisões que envolvem os clientes – direta ou indiretamente. E ter os dados dos consumidores compilados online auxilia que essas decisões sejam tomadas de forma mais assertivas, sem que impacte negativamente na sua imagem perante aos clientes e muito menos que interfiram de forma ruim na relação com eles ou os prejudicam.

  • Contribui com o trabalho do setor de Marketing

Os profissionais responsáveis pelo marketing também se beneficiam muito com as fichas de cadastro online, pois têm acesso mais facilmente aos dados e as informações dos clientes. Com isso, é possível determinar estratégias e ações mais segmentadas, ou seja, mais adequadas a cada tipo de cliente.

Evita-se ainda enviar materiais de marketing a clientes que não tem interesse em uma ação específica, evitando que os consumidores se sintam invadidos ou desconsiderados pela empresa, recebendo por exemplo, os indesejáveis spams.

Aposte na ficha de cadastro de cliente online!

Como foi possível perceber, muitos são os benefícios de manter um cadastro online de clientes e se livrar dos papeis. E isso funciona perfeitamente para qualquer tipo de empresa ou negócio.

Vale ressaltar que, hoje em dia, há muitos sistemas online que dão acesso a essas fichas. Basta pesquisar o que há no mercado e ver qual produto se adequa mais às necessidades, orçamento, desejos e outros fatores da empresa.

Com a ficha de cadastro de cliente online, a empresa se organiza melhor, atende com mais excelência os seus clientes e, em consequência, aumenta o seu faturamento e o seu lucro, além de conquistar uma boa imagem no mercado e no segmento onde atua.