Implementar um software de gestão na empresa é uma decisão complexa. Uma vez que envolve diferentes setores e todos precisam ser beneficiados pelo novo sistema, uma dúvida permeia ao imaginar isso: Qual Software Implementar em Minha Empresa?
Implementar um bom software na sua empresa facilita o cotidiano. Sendo inclusive um dos fatores que poderá contribuir para alavancar o crescimento do seu negócio.
Portanto, separamos algumas dicas de como escolher um software para implementar em sua empresa, confira!
Quais São as Necessidades Atuais da Empresa?
Primeiramente, é importante levar esse aspecto em consideração. Observando não só as necessidades que você já notou, como também o que os colaboradores relatam.
Portanto, a dica é fazer uma reunião e solicitar que todos informem o que seria o “software perfeito”. Essas informações devem ser coletadas e consideradas ao pesquisas o software que será implementado.
Relação Custo Benefício
Uma vez que você já sabe o que procura no seu sistema ideal, observe a relação custo benefício. Afinal, saímos do campo imaginário e já estamos pesquisando softwares concorrentes.
Analise as propostas e as ferramentas disponíveis no software ofertado. Além disso, considere também as limitações do software.
Se muitas das limitações são parte da sua lista de necessidades, esse software não irá melhorar sua gestão. Portanto, é importante considerar esse aspecto antes de fechar negócio.
Afinal, o software precisa integrar e otimizar o trabalho da sua equipe. E é preciso considerar também que isso irá requerer treinamento dos colaboradores.
Portanto, não é meramente um investimento na aquisição o software. Mas também no tempo que sua equipe irá levar aprendendo a usá-lo da melhor forma possível.
Softwares Gratuitos São Bons?
Existem alguns softwares gratuitos no mercado e que oferecem bons serviços. No entanto, lembra-se que a equipe precisa aprender a trabalhar com seu software?
Se a ideia é economizar na compra para futuramente adquirir um software melhor, vale a pena pensar no tempo que será gasto treinando todos os colaboradores.
Será que essa é uma boa ideia do ponto de vista do custo benefício? Tendo em vista que economizar o tempo da sua equipe é um dos principais objetivos de ter um software.
Tornando o cotidiano de trabalho ainda mais fácil e diminuindo a necessidade de novas contratações.
Considere e Respeite o Orçamento Disponível
Um bom software de gestão só irá te ajudar a crescer se for uma compra consciente. Tendo isso em vista, não deixe de planejar essa compra.
Afinal, seja por um investimento único ou com mensalidade, o software precisará ser pago sem impactar a saúde financeira do seu negócio.
Portanto, é preciso analisar se de fato é o momento ideal do seu negócio. Caso as planilhas já não estejam mais dando conta da sua demanda de trabalho, esse é um forte sinal de que o investimento é necessário.
Principalmente porque as planilhas amadoras podem ocasionar erros que dificultem o faturamento mais elevado de sua empresa.
O ideal é encontrar um software que atenda a sua demanda e que caiba no seu orçamento mensal. Otimizando a rotina de trabalho e unindo sua equipe.