Por que contratar um CRM? E quanto custa?

Os sistemas de CRM (em português sigla de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), nas últimas duas décadas, ganhou uma importância realmente relevante quando o assunto é a gestão de carteira de clientes, sua manutenção, captação, entre outros. No entanto, muitos empresários ainda têm dúvidas se vale realmente contratar essa tecnologia para o seu negócio.

Essa questão surge, principalmente, dentro de pequenas e médias empresas, que possuem menos clientes e menos capital disponível para investir nessa tecnologia. Porém, é importante saber que com a relevância do CRM e o crescimento de desenvolvedores desses sistemas, atualmente, é possível encontrar softwares muito diversificados, que sempre atenderão as empresas de acordo com suas necessidades e condições.

Assim, basicamente, é possível concluirmos que sempre é válido investir em um sistema de CRM em uma empresa. A seguir, você confere 10 motivos que respondem à questão “Porque contratar um CRM?” – que ainda é a dúvida de muitos empreendedores e empresários.

Motivos principais para contratar um CRM

A seguir, você confere e relembra os principais benefícios e vantagens para o seu negócio ao contar com um sistema de CRM. Os dados são baseados em uma pesquisa feita e divulgada pelas consultorias Inbound Marketing, Smallbizcrm, entre outras  

  • Cerca de 75% dos gestores em venda de empresas de diversos portes e segmentos afirmam que os softwares de CRM contribuem muito com o aumento do índice de vendas.
  • Mais de 60% de empresas de distribuição (de áreas diversas) não abrem mão de usar CRM. Isso porque os seus gestores e funcionários afirmam que têm acesso às informações de seus clientes de maneira muito mais fácil e organizada – o que gera assertividade no fluxo das atividades e proporciona economia de tempo.
  • Empresários afirmam que quando há um sistema eficaz e adequada de CRM em uma organização, os clientes costumam, em média, gastarem mais de 20% a cada compra realizada da empresa. Isso porque a empresa consegue, por meio do sistema de CRM oferecer soluções personalizadas a cada cliente seu. Esse percentual pode chegar até a 40% em alguns casos.
  • Os clientes das empresas que contam com tecnologias de CRM se sentem mais satisfeitos com o atendimento que recebem e com os vínculos criados. Ainda, cerca de 75% dessas empresas revelas não contar com nenhuma estratégia de “nurturing de leads de vendas” *, pois o CRM já realiza tal processo. Isso ainda gera economia de tempo e de tecnologias às organizações.

*Técnica de Marketing Inbound que se utiliza de sistemas de automação de marketing para atrair clientes por meio de e-mail e outros canais digitais.

  • Cerca de 25% dos gestores de empresas que usam sistemas de CRM comprovam aumentos significativos nos setores de produção de vendas.
  • Aproximadamente, 70% dos clientes de empresas que contam com softwares de CRM indicam tais organizações para outras empresas ou consumidores finais, no caso do segmento de varejo.
  • Representantes de vendas têm receita maior de mais de 40% atuando junto a empresas que usufruem da tecnologia de CRM, quando a comparação é feita com distribuidores que não usam CRM.  
  • O fluxo de caixa também aumenta (em quase 10%) para as empresas que aderem a softwares de CRM.
  • Empresários afirmam que há uma taxa superior a 25% na retenção da carteira de clientes, ao acionarem os recursos de CRM.
  • Mais de 300% na taxa de conversão. Exatamente, esse é o índice apontado pelas empresas que utilizam softwares adequados de CRM.

CRM: quanto custa?

Eis uma das questões, como mencionado no início desse material, muito levantada pelos empresários que se interessam em implantar um sistema de CRM em suas empresas – principalmente depois de conhecerem dados, como os mostrados acima. Primeiramente, é preciso ter ciência que para cada porte, segmento, necessidades e objetivos da empresa há softwares mais ou menos adequados.

E o mercado, atualmente, da tecnologia de CRM é amplo. Há softwares com os mais diferentes custos de implantação e manutenção. Isso é um ponto muito positivo, pois a empresa pode pagar apenas por aquilo que realmente lhe interessa e irá lhe gerar bons resultados – algo que não era assim quando haviam poucas opções de softwares de CRM disponíveis no mercado.

Conheça, em resumo, algumas das opções de CRM mais comuns e mais usadas nas empresas:

Softwares Livres e com Códigos Abertos

Esses se tratam de aplicativos praticamente gratuitos. Em geral, são cobradas apenas taxas de suporte técnico e recursos adicionais mais avançados.

No entanto, os profissionais que irão operar esse sistema de CRM necessitam ter conhecimentos técnicos e estruturais para fazer a implantação da tecnologia. Ou seja, se não há na empresa alguém que tenha qualificação para fazer essa implantação, será preciso contratar um profissional que a faça.

Por outro lado, esses tipos de softwares são bastante flexíveis e permitem que a empresa tenha 100% do controle sobre ele, até mesmo pelo fato de ser um sistema com código aberto.

Vale ressaltar ainda, que, embora sejam quase gratuitos e não tenham taxa de manutenção, muitas empresas têm de contar com profissionais que consigam gerir esse tipo de CRM. E tais profissionais qualificados para isso cobram valores relativamente altos, como R$ 50,00/hora ou mais de R$ 8 mil /mês.

Ou seja, a empresa pode colocar um custo médio mensal que não representa menos de R$ 10 mil. Sem contar que ainda a mensalidade de cerca de R$ 300,00, caso o contratante deseje implantar o sistema em nuvem.

Em geral, para empresas pequenas, esses softwares de CRM não costumam compensar pelos seus custos mensais. São mais indicados para empresas de médio e grande porte.

Softwares Projetados

São softwares desenvolvidos de forma personalidade para uma empresa. Costumam ser projetos que compensam bastante, mesmo que o custo para contratá-lo seja relativamente alto, pois, como o próprio nome já diz, ele é projetado. Ou seja, leva em consideração as necessidades do contratante, representando uma tecnologia “sob medida”.

Obviamente, os custos variam de acordo com a complexidade que o contratante deseja. As empresas de desenvolvimento de software projetados podem cobrar por hora (cerca de R$ 100,00/hora) ou pelo projeto total, que costuma sair por mais de R$ R$ 20 mil.

No entanto, vale ressaltar que poucos desenvolvedores desses tipos de software cobram mensalidades ou suporte, apenas taxas simbólicas de atualização (ou nem isso). Também oferecem a vantagem de treinar os funcionários do contratante por valores únicos de cerca de R$ 500,00 (treinamento completo). Treinamentos posteriores, em geral, não são cobrados.

O valor inicial para a implantação desse sistema de CRM pode chegar a R$ 20 mil. Trata-se, em geral, de uma opção mais escolhida por empresas de médio e grande porte.

CRM On-Demand

São sistemas de CRM que já são comercializados prontos para usar. Possuem recursos modernos e funcionalidades que podem ser adicionadas de acordo com o desejo e as necessidades do contratante.

Em geral, esse tipo de sistema pode ser acionado pela internet mesmo, já que o software permanece hospedado no local do contratante. O contratante, por sua vez, é o responsável pela segurança e manutenção desse sistema On-Demand de CRM.

Isso tem o seu lado positivo, pois a empresa que opta por esse tipo de sistema não necessita de suporte técnico. As soluções para eventuais problemas ou esclarecimento sobre atualizações são encontradas no próprio sistema.

Existe uma assinatura mensal no CRM On-Demand, que pode ir de R$ 50,00 a R$ 500,00 ao mês. Essa diferença de valores se dá em razão dos recursos e do espaço interno disponível no software.

Já o software pronto, para aquisição inicial, custa de R$ 1 mil a R$ 10 mil. É uma opção que pode contemplar empresas de portes variados – incluindo profissionais autônomos e liberais (versões mais simples).

O que você está esperando?

Viu só como o CRM oferece vantagens e benefícios inquestionáveis e por custos que compensam muito a médio e longo prazo para quem contrata essa tecnologia? Faça uma cotação e veja qual a melhor opção de software de CRM para o seu negócio!