Como escolher a melhor opção de software de gestão para seu negócio?

De acordo com estudo realizado e divulgado pela renomada empresa de pesquisas em tecnologia, “Gartner”, no ano de 2018 a receita com a aquisição de softwares de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português) no país apresentou um crescimento de mais de 16%, em relação ao ano de 2017. E ao que tudo indica, esse crescimento deve continuar nos próximos anos, em razão dos benefícios comprovados nos resultados das empresas que já contam com sistemas de CRM para gerenciar seus clientes e alavancar lucros.

No entanto, com esse crescimento, muitas opções diferenciadas de softwares de CRM vêm, constantemente, surgindo no mercado brasileiro e internacional. Essa diversificação de opções vida atender empresas de diferentes portes, além de segmentos.

Dessa forma, não basta uma organização contar com a tecnologia de CRM, mas sim, com o sistema mais adequado. Isso porque, se uma empresa opta por um software que não supre as suas necessidades, os resultados podem ser até mesmo desastrosos, acarretando perda de clientes e gastos desnecessários.

Assim, é fundamental escolher a melhor opção de software de gestão para um negócio. Para não erra nesse quesito, a empresa deve pesquisar tudo o que o mercado de CMR oferece, além, é claro, de conhecer suas necessidades e condições.

Para isso, um profissional do próprio negócio ou um consultor externo pode fazer esse levantamento detalhado, indicando qual a melhor opção de software de gestão para uma empresa. Durante essa pesquisa e análise, são levados em consideração alguns pontos essenciais.

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Principais fatores que influenciam na escolha do seu CRM

  • Reais necessidades da empresa

Esse é fundamentalmente o primeiro passo para se escolher a melhor opção de software de gestão para o seu negócio. É necessário que se avalie as ferramentas que a empresa necessita ou não, como: recursos de gestão de carteira, recursos de captação de clientes, recursos de cobranças, recursos de estratégias de marketing, entre outros.

Isso porque uma empresa de pequeno porte, pode, por exemplo, não precisar de recursos tão modernos e complexos e se adquirir um sistema de CRM altamente avançado, desperdiçará capital, além dessas ferramentas não serem acessadas no dia a dia. O contrário vale para empresas maiores.

Ao seja, empresas com vasta carteira de clientes e diversos produtos ou serviços produzidos podem sair prejudicadas se adquirirem software com poucas funcionalidades. Isso acarretará em uma gestão ineficaz e, em consequência, um mal gerenciamento e perda de lucratividade.  

  • Custos do software

Outro passo importante ao escolher a melhor opção de software de gestão para o seu negócio é definir quanto a empresa pode investir nessa tecnologia. Dentro do orçamento estipulado, pesquisa-se no mercado as melhores opções do mercado que possam ser adquiridas.

  • Suporte ao cliente

Quando uma empresa vai passar pela fase de implantação de um sistema de CRM, irá enfrentar uma transformação em seu ambiente, que inclui os funcionários. O sistema será uma novidade e pode ser um desafio para os profissionais operá-lo adequadamente.

Assim, é importante dar preferências para companhias que comercializam softwares de CRM que ofereçam total suporte ao cliente. Há empresas que fornecem até treinamento para quem adquire um de seus sistemas – isso é ótimo, pois os profissionais já se aprendem com assertividade como extrair o que de melhor o software oferece.

Com isso, economiza-se tempo, pois as pessoas que irão usar o sistema de CRM saberão como manuseá-lo. Além disso, os resultados de se contar com o software aparecerão em menos tempo, com o uso adequado do sistema.

  • Atualizações frequentes

A maioria dos sistemas de CRM passam por atualizações para otimizar as suas funcionalidades. É importante optar por empresas que comercializam softwares com atualizações frequentes, rápidas e de preferência, gratuitas (já inclusas na compra ou na assinatura mensal).

Com isso, a empresa tem a possibilidade de contar com um software de gestão sempre atualizado e modernizado – o que impacta na produtividade. Caso a empresa venha a optar por um sistema sem essas atualizações frequentes, ela sofrerá do chamado “overselling”.

Esse termo significa que a empresa corre riscos de acabar fechando negócios que não tem mais disponibilidade. Ou seja, pode acabar aceitando pedidos de produtos ou serviços sem estoque ou em quantidades ou prazos incorretos – o que prejudica muito a confiança dos clientes em relação à organização, correndo o risco até de perder compradores.

  • Disponibilidade em nuvem

Aproximadamente, há uma década a nuvem é usada como um recurso quase que essencial para muitas informações digitais incluindo como uma ferramenta para a gestão de negócios. Com a nuvem, o gerenciamento do seu software de CRM pode ficar sem acesso, mas continuará em funcionamento, como se tudo o que existe dentro dele permanecesse online.

E ao escolher a melhor opção de software de gestão para o seu negócio, não despreze a existência da nuvem no sistema. Isso impede que a empresa tenha as informações atualizadas, receba pedidos e realize despachos automaticamente, mesmo sem que algum profissional esteja operando o sistema de CRM. Isso significa não perder negócios, oportunidades e, em consequência, lucratividade.

  • Manuseio simplificado e intuitivo

É outro ponto a ser considerado. Eficácia e modernidade não significa complexidade. Ou seja, um software de gestão e CRM pode muito bem ser moderno, repleto de funcionalidades e ideal para o seu negócio sem ser complicado de manusear.

Dê preferência àqueles que oferecem manuseio simples e intuitivo. Isso facilita o uso do sistema pela equipe da empresa – o que economiza tempo e evita eventuais equívocos, ou seja, que um usuário acione uma funcionalidade por engano.

  • Custos x benefícios

Embora fora mencionado que é importante determinar um orçamento para adquirir e implantar a melhor opção de software de gestão para o seu negócio, isso não significa que a empresa deva se atentar somente ao custo. Muitas vezes é melhor flexibilizar esse orçamento para adquirir um sistema de CRM mais adequado e que traga mais benefícios aos objetivos e metas da empresa.

É como diz a antiga e sábia frase: o barato pode sair caro. Pense nisso…

Concluindo…

Agora que já foi explanado os principais fatores que devem ser levados em consideração ao escolher a melhor opção de software de gestão para o seu negócio, o importante é pesquisar e escolher o sistema que, comprovadamente, aumentará as chances de organizar a carteira de clientes e expandir os negócios.

Por fim, vale, ainda solicitar às empresas que comercializam sistemas de CRM um período gratuito (cerca de 7 a 10 dias) para testar se tal software é o mais adequado ao seu negócio. Com a concorrência desse setor, muitas organizações desenvolvedoras de tecnologia de CRM vêm oferecendo esse tipo de teste.