Nem é preciso mencionar que automatizar a ficha de cadastro da sua carteira de clientes contando com um sistema de CRM é muito mais rápido e, em especial, eficaz, não é mesmo? Mas apenas para deixar claro, vamos abordar, primeiramente, o que é realmente um Cadastro de Clientes.
Bem, esse cadastro se trata de uma importante ferramenta de gestão e não apenas um amontoado de dados, como muitas pessoas ainda possam considerar. É com um Cadastro de Clientes organizado, bem elaborado e atualizado que a empresa consegue entender melhor o seu público.
Ainda, o Cadastro de Clientes permite fazer alterações em produtos ou serviços conforme as necessidades de seu público. Também permite reduzir gastos, aumentar a captação de novos clientes e aumentar as vendas e, em consequência, os lucros da empresa.
Isso porque o relacionamento com o cliente é uma das prioridades das empresas, há alguns anos já. Tanto que o mercado de sistemas de CRM não para de crescer e de oferecer novidades.
Relembrando: CRM se trata da sigla “Customer Relationship Management”. Em português: “Gestão de Relacionamento de Clientes”.
Análise: se todo e qualquer cliente tivesse sempre as mesmas necessidades e comprasse sempre os mesmos produtos e serviços, o Cadastro de Clientes não seria tão importante como é, concorda? Porém, as necessidades dos clientes são variáveis e múltiplas e aí está a importante de automatizar sua ficha de cadastro de cliente com CRM.
Ou os seus funcionários têm tempo disponíveis para contatar cada cliente e fazer uma série de abordagens? Não! Não é mesmo? Sem contar o incômodo e o inconveniente que isso traria a sua carteira de clientes.
Pense bem: se todo cliente que comprasse na sua empresa voltasse com regularidade, indicasse outros ou ambas as situações.
Cadastro automatizado de clientes por CRM
Engana-se que os cadastros automatizados por sistemas de CRM são complicados. Um profissional devidamente treinado tem toda a condição de gerir essas informações, assim como acompanhar atualizações e inserir alterações, quando necessários.
Um exemplo de cadastro automatizado por uma sistema de CRM básico costuma conter as seguintes informações sobre um cliente:
- Razão Social ou Nome Completo
- Nome Fantasia (no caso de Pessoas Jurídicas)
- CNPJ ou CPF
- Data de Fundação ou Nascimento
- Endereço completo
- Atividade/Segmento (no caso de empresas) ou Profissão
- Número de funcionários (em caso de Pessoas Jurídicas
- Números de Telefone
- E-mails
- Melhores horários para entrar em contato
- Redes Sociais (caso o cliente informe)
- Produtos ou Serviços mais adquiridos pelo cliente
- Datas e Valores das compras
Com essas informações já se torna possível fazer uma boa gestão dos clientes ativos e inativos. Dessa forma, é possível oferecer produtos ou serviços, contatar o cliente para saber sobre a sua satisfação, entre outras. Além é claro, de criar relacionamentos mais próximos, como enviar felicitações em datas importantes ou mesmo brindes.
É possível ainda oferecer descontos para clientes inativos voltarem a comprar da empresa ou mesmo conceder condições especiais de pagamento para aqueles que constantemente consomem produtos e serviços da sua empresa. Também, marcar reuniões ou visitas a empresa podem estreitar o laço entre empresa X cliente.
Mais utilidades de automatizar o cadastro com o CRM
Além do que foi abordado anteriormente, ainda há benefícios muito úteis em usar o cadastro automatizado. Vale ressaltar que o cadastro de CRM não deve servir apenas para guardar informações sobre o público, mas para a interação e o relacionamento com o cliente, ok?
Mais 6 maiores benefícios da automatização dos cadastros
Conhecer melhor os clientes
Relacionar-se com os clientes sem conhecer exatamente o perfil deles é algo meio impossível. O cadastro do CRM permite saber quem é cada cliente, suas preferências e necessidades, além de objeções (isso é importante, pois evita ações em massa que alguns deles não irão gostar e, assim, a empresa corre o risco de afastá-los e não os aproximar.
Fidelização inteligente do cliente
O Cadastro de Clientes CRM possibilita que a empresa se dedique dispondo de pouco tempo e com assertividade no processo de pós-venda. Torna-se muito mais eficaz dar suporte aos clientes que fizeram transações com a empresa, mantendo-se disponível a eventuais dúvidas ou mesmo reclamações – em casos extremos, troca ou substituição de produtos.
Isso deixa os clientes muito mais confiantes na empresa. Além disso, é uma excelente oportunidade para a empresa apresentar outros produtos e serviços que possam interessar àquele cliente.
Prospecção de clientes
Com um cadastro organizado e atualizado por sistemas de CRM a possibilidade de captar clientes novos e inativos é bem maior. Isso porque a empresa tem mais ciência das necessidades e condições financeiras de cada um de seus clientes.
Afinal, muitas empresas oferecem coisas que não interessam ou que um cliente não tem condições de adquirir, afastando esse consumidor. Com um software de CRM dificilmente esses riscos acontecem….
Promover melhorias ou alterações em produtos e serviços
O CRM possibilita um relacionamento mais próximo com o cliente, como já mencionado. Dessa forma, é possível conquistar a confiança da carteira para que o público faça objeções sinceras sobre produtos e serviços.
E a clareza na relação empresa X clientes é essencial para promover melhorias e/ou alterações em produtos e serviços. E não se esqueça de informar a base de clientes sobre essas melhorias realizadas a pedidos deles. Um dos benefícios menos reconhecidos do cadastro de clientes é colher feedback sobre seus serviços.
Aqui ainda a empresa tem mais uma chance de apresentar mais do que oferece a sua carteira, abrindo mais caminhos para vendas e captações
Aumentar as vendas
Tendo um cadastro automatizado por CRM as estratégias criadas, tanto pelo sistema como pelos profissionais que o operam tende a ser bem mais assertivas e interessantes. As chances são óbvias de aumentar as vendas e, por consequência, os lucros da empresa.
Network
Nem só do foco no cliente um sistema de CRM contribui com o sucesso de uma empresa, embora o público seja o foco principal. O sistema do CRM permite, ainda, que a empresa conheça e faça negócios com organizações que podem vir a se tornarem parceiras e, assim, aumentar a gama de serviços e produtos oferecidos ao seu público.
Ainda em dúvida?
Permanece com alguma dúvida ainda sobre os benefícios de automatizar a sua carteira de clientes com o CRM? Se houver qualquer dúvida, pode utilizar esse link aqui para esclarecer ou auxiliar na escolha da melhor opção para você e seu negócio.