Aumente suas vendas com CRM

Quem trabalha com vendas já sabe a importância do CRM para otimizar as transações, não é mesmo? Ou você ainda desconhece as vantagens e os benefícios em utilizar essa tecnologia a favor dos rendimentos do seu negócio?

Bem, para quem não sabe CRM é a sigla da expressão Customer Relationship Management, que em português pode ser entendida como Relacionamento com o Cliente. Assim, os sistemas de CRM otimizam e automatizam todo o processo de relação com o cliente. Porém, uma das suas funções mais valorizadas é a sua potencialidade em aumentar as vendas.

O cliente é o foco da venda no CRM

Para vender mais, obviamente, é preciso manter uma boa relação com o cliente. Nenhuma empresa mantém uma carteira de clientes ativas caso se foque apenas em lucrar. É fundamental relacionar-se e interagir com os clientes e a venda, nesse caso, é consequência de um bom gerenciamento de uma carteira.

E o CRM cumpre um papel essencial nesse processo, pois ele gera vendas (além de fidelizar o cliente), focando-se na relação consumidor x fornecedor. É a realidade do mercado, ou seja, os clientes, de qualquer segmento querem mais do que bons produtos e serviços, eles querem se sentir importantes para os seus fornecedores.

Os clientes desejam ter as suas necessidades não apenas satisfeitas como antecipadas, problemas pós-venda rapidamente solucionados, entre outras condições. Afinal, a concorrência é grande em qualquer setor e cada cliente precisa ser tratado como único.  

Dicas para aumentar as vendas com CRM

Dicas para aumentar as vendas com CRM

Além de contar com um software que atenda as necessidades da carteira de clientes da empresa, é fundamental operar o CRM de maneira eficaz. Apenas ter um sistema de CRM não garante aumento nas vendas.

Então, confira algumas dicas valiosas para aumentar as vendas com CRM:

  • Conhecer o sistema: os profissionais da empresa devem conhecer e aprender, é claro, a manusear o software de CRM. Como já mencionado, não adianta uma empresa investir nessa tecnologia se ela não for usada adequadamente e estratégica.

Caso necessite, a empresa pode contratar um treinador para que a equipe aprende usar todas as possibilidades do software. Caso não seja necessário ou a empresa não possa ter esse tipo de gasto, algumas pessoas podem ser designadas para conhecer profundamente o sistema.

Praticamente todas as empresas que comercializam softwares de CRM oferecem suporte ao usuário. Dominar o sistema e suas funcionalidade, então, não é nenhuma tarefa impossível.

  • Investigue os “erros”: a equipe ou um profissional da área de vendas vêm utilizando adequadamente o sistema de CRM e mesmo assim o crescimento das vendas não é satisfatório? Possivelmente, então, há algum equívoco no processo.

A base de clientes está segmentada corretamente? As estratégias de marketing estão chegando até aos consumidores que realmente precisam ser atingidos por elas? O relacionamento com os clientes está sendo gerido de forma satisfatório para eles?

Essas e outras questões devem ser levantadas e investigadas. E as respostas podem ser encontradas por meio de relatórios que os próprios softwares emitem.

Caso não se chegue a uma conclusão, vale consultar um profissional especializado em CRM ou o suporte da empresa onde o software foi adquirido.

  • CRM Adequado: não se pode esquecer que para aumentar as vendas com o CRM, o sistema deve ser adequado à empresa. Empresas de pequeno e médio porte podem alavancar resultados com versões mais simples de CRM.

Já empresas maiores dificilmente conseguirão abrir mão de ter custos maiores adquirindo softwares mais básicos e que custam menos. Como tais organizações, em geral, possuem mais funcionários, mais clientes (e maiores diversificações entre eles) e mais produtos e/ou serviços, a tecnologia de CRM, obviamente, terá de ser mais incrementada. Isso gera mais custo a essas empresas, mas os resultados de vendas são infinitamente melhores.  

  • Monitoramento frequente: por melhor que seja um software de CRM e que a empresa o utilize adequadamente, a tecnologia ainda é algo que pode falhar. Assim, como já indicado em outros artigos, é fundamental fazer vistorias frequentes no sistema.

Uma vez por semana, por exemplo, o software de CRM deve ser monitorado para a averiguar se todas as suas funcionalidades estão em dia. Com isso é possível corrigir eventuais erros, antes que isso prejudique o processo de relação com os clientes e as vendas da empresa.

  • Atualizações em dia: softwares de CRM não necessitam apenas ser vistoriados, mas também atualizados. Além da atualização tecnológica desses sistemas (cujo desenvolvedores sinalizam quando elas estão disponíveis) é preciso manter a equipe de vendas e relacionada ao relacionamento com o cliente ciente das modificações e novidades presentes no CRM.

Isso porque alguém pode usar o software de uma maneira que já está ultrapassada, prejudicando o trabalho de toda uma equipe ou mesmo da empresa toda.

  • Captação de clientes: os softwares de CRM não devem ser usados apenas para gerenciar o relacionamento com a base de clientes ativa. Esses sistemas são muito eficazes para a captação de novo clientes e para reativar bases inativas de consumidores.

Os softwares de CRM, em geral, disponibilizam recursos para identificar clientes inativos e prospects, além de sugerir e concretizar estratégias eficazes para promover vendas para esse segmento da base.

Estratégia: fundamental para aumentar as vendas com CRM

Traçar uma estratégia para otimizar ainda mais as funcionalidades dos sistemas de CRM é essencial para alavancar vendas e aumentar a lucratividade.  Talvez, a estratégia é o ponto principal para usufruir do aparato que os softwares de CRM proporcionam.

Confira 4 passos para criar uma estratégia eficaz e aumentar suas vendas com CRM, segundo alguns especialistas no assunto:

  • Faça um planejamento de vendas

Desenvolver um planejamento de vendas baseado em um software de CRM é a primeira e mais importante etapa. Muitos gestores ignoram essa fase inicial devido à pressa em colocar as técnicas em prática e, muitas vezes, começam a utilizar o sistema sem qualquer parâmetro preestabelecido, colocando em risco o sucesso da estratégia. Os resultados que você espera alcançar dependem inteiramente do planejamento que você faz. É uma forma de alavancar o potencial das estratégias e melhorar ainda mais os resultados.

  • Melhore a conversão

Com as muitas das funcionalidades dos sistemas de CRM é possível criar estratégias quase que infalíveis de converter acessos em vendas – caso você possua canais online do seu negócio (se ainda não tiver, trate de providenciar. Os softwares de CRM permitem conhecer informações sobre os visitantes de canais virtuais e com isso, fica muito mais fácil criar conteúdos e outras maneiras de prender a atenção do visitante e converter o seu acesso ou uma simples curiosidade em consumo.

  • Relacionamentos de confiança

Um ponto muito abordado quando o assunto é CRM. E não é por menos, relacionamentos de confiança com os clientes e prospects são fundamentais para uma estratégia bem-feita de vendas.

Sem passar segurança, obviamente, uma empresa não consegue resultados consideráveis. E como também já mencionado, os sistemas de CRM gerenciam e facilitam essa relação estreita, próxima e de confiança entre clientes e fornecedores.  

  • Acompanhar resultados

Uma das últimas, mas não menos importante, fase de um planejamento estratégico para aumentar as vendas com CRM. E isso não é nada complicado com os softwares disponíveis no mercado.

É possível obter dados de resultados diários ou menos em intervalos de horas (dependendo da demanda da empresa). Assim, corrige-se eventuais equívocos que possam não estar resultando em taxas satisfatórias de vendas ou permanecer com estratégias que estão sendo bem-sucedidas.

Não perca mais vendas! Invista no CRM!

As empresas que ainda não contam com um sistema de CRM podem estar perdendo muitas oportunidades de aumentar a vendas, pelos motivos explanados. Já é hora de se planejar e ter um software para automatizar a relação com os clientes e aumentar a venda, não acha?