Muito se fala que um dos grandes benefícios de uma empresa contar com um sistema de CRM (Customer Relationship Management e Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – em português) é a economia de tempo em automatizar as vendas. Mas, afinal, por quais motivos pode-se afirmar que realmente softwares de CRM fazem com que a equipe de vendas de uma empresa realize todo o processo em um tempo menor e quais as vantagens agregadas a esse fator?
Bom, primeiramente, isso acontece graças a possibilidade que os sistemas de CRM têm de organizar e manter os dados da sua de carteira de clientes de forma automática. Há décadas, esses cadastros eram feitos digitação manual (em geral, em planilhas de Excel), o que tomava tempo (até dias) de parte da equipe de vendas de uma empresa.
Com a expansão do CRM no mercado, esses cadastros são feitos em muito menos tempo e são organizados de acordo com diversas variáveis, como:
- Clientes Pessoa Física x Clientes Pessoa Jurídica;
- Localização dos clientes;
- Segmento de atuação dos clientes;
- Dados dos Clientes;
- Histórico de Compras e de Relacionamento, entre outras.
Já imaginou uma equipe de vendas procurar clientes manualmente ou por meio de planilhas, separando-os por essas e outras características. Com certeza o tempo para fazer tal seleção seria muito mais demorado do que com os sistemas de CRM, que segmentam os clientes de forma automática, trazendo informações e dados escolhidos por um operador da equipe de vendas.
Dessa forma, sem levar tanto tempo para ter a base de clientes segmentada, resta muito mais tempo para a equipe de venda se ocuparem com outras ações. Entre elas: estratégias de marketing, ações de marketing, reativação de clientes inativos, feed back aos clientes, preparação de pedidos, gestão de cobrança, entre outras.
Benefícios da automatização das vendas por CRM
Com essa economia de tempo, ao automatizar a equipe de vendas com sistemas de CRM, muitos outros benefícios são conquistados pela empresa. Entre os principais deles podemos citar:
Otimizar o serviço prestado ao cliente
A equipe de vendas pode dispor de mais tempo para aprimorar os serviços, como uma logística mais rápida, no caso da entrega de produtos.
Mais assertividade nas ações
Ao ganhar tempo com a automatização da carteira de clientes, os vendedores da empresa podem se dedicar a analisar melhor os perfis e necessidades dos clientes, oferendo soluções, propostas, produtos e serviços que mais se encaixem a cada comprador. Evita que tenha de serem feitas ações em massa, que podem prejudicar a imagem da empresa, ao passar a ideia de que o vendedor não conhece o seu próprio cliente.
Aprimorar ações de marketing
É possível, ainda, com essa automatização criar estratégias de marketing mais eficazes, como e-mails personalizados para cada perfil de cliente. O que da muito mais resultado do um mailing geral e totalmente impessoal (que muitas vezes são até desconsiderados para quem recebe as mensagens eletrônicas).
Estreitar a relação com o cliente
Com a base automaticamente segmentada é possível dispor de mais tempo para se relacionar com cada cliente que está precisando de suporte personalizado por parte da empresa. O cliente se sente muito mais satisfeito com esse tipo de atendimento e apoio.
De acordo com um levantamento feito pela renomada Instituição de Harvard (EUA) em 2017, empresas que não contavam com ferramentas de CRM perdiam quase 50% de sua carteira de clientes em 5 anos, justamente por falta de um relacionamento direcionado.
Reativar clientes inativos
A automatização das informações usadas pela equipe de vendas com os sistemas de CRM dá a possibilidade de um vendedor identificar em segundos aqueles clientes que pararam de se relacionar ou comprar da empresa. Assim, há tempo de contatar esses clientes, saber o porquê desse distanciamento e até mesmo reverter a situação, tornando-os ativos novamente.
Captar novos clientes
A base segmentada de maneira automática ainda dá a oportunidade de a equipe de vendas verificar potenciais clientes, apresentando a empresa e oferecendo, é claro, soluções, produtos ou serviços que realmente interessam. Já imaginou quanto tempo isso levaria sem uma base automatizada?
Possivelmente, os profissionais de vendas teriam de pesquisar todos os potenciais clientes para identificarem as necessidades de cada um deles. Isso levaria dias…
Soluções agregadas
Com essa automatização, a equipe de venda pode trabalhar em cima de soluções agregadas, ou seja, não contatar um cliente para oferecer apenas uma solução, um produto ou um serviço. Economiza-se tempo ao proporcionar aos clientes soluções agregadas e diversificadas ao mesmo tempo.
Além disso, isso toma menos tempo do próprio cliente, o que é um ponto positivo para quem fornece soluções, produtos e serviços.
Vendas programadas
Uma equipe de vendas automatizada pode programar a venda de produtos ou de serviços, caso seja de interesse do cliente, sem precisar entrar em contato. Por exemplo, o cliente X precisa todos os meses de certa quantidade de produtos, enquanto o cliente Y necessita contar com o serviço da empresa a cada 15 dias. Tudo isso pode ser programado pelo sistema de CRM, sem que a equipe de vendas faça esse serviço todas as vezes que os clientes necessitam de produtos ou de serviços.
Cobrança automática
A automatização da carteira de clientes por softwares de CRM também proporciona a facilidade e a economia de tempo de fazer o processo de cobrança dos compradores de forma eletrônica. Isso elimina a necessidade, por exemplo de enviar boletos ou outras formas de cobrança por e-mail, correspondências e meios que tomam tempo e já estão ultrapassados no mercado.
Economia
Com tudo o que foi apresentado, nem é preciso citar que a empresa automatizada por um sistema de CRM fica isenta de diversos gastos, caso fizesse diversos processos manualmente. Além disso, com essa queda de custos, o faturamento da empresa aumenta.
Essa questão é abordada em um estudo feito e divulgado à imprensa pelas instituições Vantage Point e Sales Management Association. Elas apontam que empresas com automatização de CRM lucram mais do que aquelas que abrem mão dessa tecnologia.
Competitividade
Outro fator importante é que quanto mais automatizada uma equipe de vendas é, mais competitiva no mercado ela se torna. E superar concorrentes é fundamental para uma organização se manter, nos dias de hoje no mercado.
Mas quanto custa automatizar a equipe de vendas com CRM?
Essa ainda é uma preocupação das empresas, em especiais as pequenas e médias. Há uma economia considerável de custos, que gera aumento no faturamento, com todos os benefícios citados que são proporcionados pelos softwares de CRM.
Muitos empresários pensam: vale a pena pagar por um sistema de CRM? A economia dos gastos trazidos com o CRM cobre os custos com a implantação desses tipos de softwares?
A resposta é sim. Atualmente, há diversos tipos de sistemas de CRM e sempre um deles se adequará ao porte, orçamento e necessidades da organização que deseja se automatizar.
Há por exemplo, organizações que comercializam softwares que cobram de R$ 1.000,00 a R$ 20 mil pela implantação do um sistema de CRM. Ainda há aquelas que não cobram pela implantação, pois tudo é feito pela internet, mas cobram mensalidades e atualizações que variam de R$ 500,00 a R$ 10 mil.
Antes de fazer a opção, é claro, convém que a empresa interessada contrate ou tenha em sua equipe um profissional habilitado para identificar qual é o sistema de CRM mais adequado, além de pesquisar condições e custos.
Aposte na automatização da sua equipe de vendas!
Não espere mais! Otimize o desempenho de seus vendedores e dê mais qualidade ao serviço prestado pela sua empresa, contando com um eficaz software ou sistema de CRM! Não fique de fora!