Podemos considerar o software empresarial requisito básico para o sucesso de um negócio. Pois, diante a realidade digital, essa ferramenta evidencia a produtividade de uma empresa economizando tempo, reduzindo custos e principalmente, auxiliando na tomada de decisões.
No ano de 2017, algumas pesquisas apontaram que 44% das empresas planejavam focar investimentos na melhoria de processos ou na atualização de sistemas gerenciais no Brasil.
Segundo pesquisas da FGV, o investimento de 1% em tecnologia resulta, em 2 anos, em um aumento de lucratividade de 7% na organização.
Comprovadamente a implantação de um software empresarial otimiza a rentabilidade das empresas, independentemente do porte de mercado da mesma.
A competitividade nos mais diversos nichos de mercado cresce a cada dia, logo, é preciso adaptar-se e inovar para sair na frente.
Optar por um software de gestão empresarial pode auxiliar essa tarefa. Visto que, traz algumas vantagens tais como:
Melhoria na comunicação e na integração entre os colaboradores dos mais diversos setores da empresa;
Auxilia na tarefa de deixar mais alinhado os funcionários em relação aos objetivos e metas estabelecidos dentro da empresa;
Otimiza e garante a execução de atividades, como base no planejamento estratégico;
Monitora as informações de maneira mais segura e consolidada entre departamentos ou até de entre outras unidades (operacionais ou de negócios).
Conta com dados bem estruturados e acessíveis de maneira mais ágil e precisa;
Reduz a contratação de consultorias, economizando custos e colaborando para mais autonomia da empresa.
Ok! mas, como fazer uma boa escolha? E, o que um bom software de gestão empresarial precisa ter?
Considere os aspectos abaixo na hora da sua escolha e garanta sucesso em seus business.
1° Gestão de portfólio de projetos
Integrar o planejamento estratégico com a gestão de portfólio de projetos é um diferencial.
Escolhendo um software capaz de fazer essa ligação será possível alinhar as atividades realizadas às estratégias estabelecidas em cada projeto de sua empresa.
Tente dar preferência às opções que contam com aderência ao PMBOK – Project Management Office.
2° Metodologias universais
Algumas ferramentas e metodologias estão consagradas no meio corporativo, por exemplo, Plano de ação, Brainstorming, Análise de Pareto, BSC e tantas outras que são decisivas no dia a dia de seus negócios.
Opte por uma opção que não apenas consiga dialogar com essas opções, mas que melhore seu desempenho.
3° Automatização de gestão à vista
Compartilhar e gerenciar com clareza as informações entre os funcionários. Esse aspecto é fundamental apesar de parecer trabalhosa à primeira vista, quando automatizada torna-se eficiente e aliada à produtividade.
Um bom programa associado à ferramenta de gestão empresarial pode oferecer diferentes opções que auxiliem em apresentações e relatórios, facilitando a visualização das informações e dos indicadores produzidos e utilizados por sua empresa.
4° Segurança da informação
Segurança nunca é demais nessa realidade digital na qual vivemos. Seja atento ao analisar as opções de segurança de dados oferecidas pelo software que pretende contratar. Esse deve garantir sigilo e proteger as informações da sua empresa.
5° Controle abrangente de painéis
A gestão empresarial conta com software que possuem integração com outros sistemas utilizados na empresa e compatíveis aos mais variados modelos de gestão, como MBO, GPD, BSC, etc.
Contudo, é um grande diferencial encontrar um tipo de software que reúna indicadores estratégicos, táticos e operacionais em um mesmo local. Fique atento!
6° Otimização de reuniões
O diálogo entre gestores, colaboradores ou até fornecedores, parceiros e clientes é fundamental para solucionar problemas e viabilizar ações que atendam às necessidades de todos os envolvidos.
O suporte tecnológico auxilia a preparar e gerenciar o andamento e resultados obtidos tornando esses compromissos muito mais produtivos.
Pesquise e encontre um software de gestão empresarial com ferramentas capazes de facilitar todas as etapas que acompanham uma reunião:
Agendamento;
Definição de pauta;
Convite;
Criação de tarefas resultantes do encontro;
Aprovação das atas.
Agora com essas informações seus lucros serão otimizados com a escolha de um software empresarial ideal para você e seu business.