Sabemos que as Startups são baseadas em experimentos. Em determinados momentos da construção de algo, chegamos a duvidar de várias situações. Pela abrangências de negócios e possibilidades, não sabemos ao certo como conduzir os experimentos de nossa Startup.
Abaixo trataremos dos 3 principais Pilares para construção de experimentos eficazes em Startups: velocidade, aprendizagem e foco.
Na definição de Eric Ries, o objetivo de uma Startup de sucesso é encontrar um plano de sucesso que funcione antes de seus recursos acabarem. Com essa definição em mente, os 3 pilares que citamos acima são essenciais na construção de nossas Startups.
No modelo construir-medir-aprender, tratando um paralelo e um temos:
- Foco: Aplicado entre aprender e construir, onde basicamente se concentram as ideias os levamentos
- Velocidade: Aplicado entre construir e mensurar, diz respeito ao tempo de construção de seu produto ou protótipo. Nesse ponto a Kip Tecnologia pode trazer todo o supor e velocidade na construção que você precisa.
- Aprendizado: Resultado/Análise da construção e aplicação de experimentos
Quando seus esforços principais estão em Velocidade e Foco, ignorando o Aprendizado, você provavelmente está gastando muita energia mas sem sair do lugar, pois não está aprendendo realmente.
Se seus esforços e evolução principal estiver em Aprendizado e Foco, mas sua Velocidade é negligenciada. Ou seja, sem a rapidez o suficiente para lançar seu produto. Você está correndo grande riscos de seus recursos serem esgotados ou de ser ultrapassado por seus concorrentes.
O foco apenas em Velocidade e Aprendizado porém você não possui um Foco definido ou um target com seus experimentos. Você pode cair na armadilha de otimizar prematuramente seu projeto, por exemplo, gastar com infraestrutura desnecessária sem ter clientes suficientes e nem um produto (MVP) que funcione ao seu cliente.
Em essência Velocidade, Aprendizado e Foco como os 3 Pilares para construção de experimentos eficazes em Startups, evitam perdas sem sentido e sua evolução será otimizada.
Métricas em experimentos eficazes em Startups
A partir desses 3 Pilares, você pode começar a construir Métricas Chaves (KPI’s) e acompanhar a sua evolução de aprendizado. Ao formular seus experimentos foque sempre em uma única métrica por vez (isso mesmo uma coisa de cada vez, mesmo sabendo que dependendo do caso você pode aprender muito com um único experimento). Lembre-se sempre para que em seu projeto, você faça o menor esforço para aprender algo.
Mantenha sempre o foco de suas métricas em Aprendizado, ou seja, responda a perguntas com seu experimento, isso claramente, dependerá do estágio de seu produto. Em outros artigos traremos mais informações como elaborar métricas eficazes. Nesse presente o foco é trazer a apresentação dos Pilares para construção de experimentos eficazes em Startups.
Espero que tenham compreendido quais são os 3 Pilares para construção de experimentos eficazes em Startups e importância de seu negócio estar no centro deles. Até a próxima!