O que o Empreendedorismo Digital pode fazer pelo meu negócio?

O que o Empreendedorismo Digital pode fazer pelo meu negócio?

No Século XXI você deve adequar o seu negócio ao Empreendedorismo Digital o quanto antes, para não ser vencido pela concorrência, ou até mesmo pelo próprio mercado.

Sumário

  •  Introdução
  • O que é Empreendedorismo Digital
  • 5 Pilares de fomento do Empreendedorismo Digital
  • Perfil do Empreendedor Digital
  • Empreendedorismo Digital como chave de sucesso
  • Dicas para adaptar o seu negócio
  • Benefícios da transformação digital
  • Conclusão

 

Introdução

Neste artigo você poderá conhecer de forma mais detalhada o que é o Empreendedorismo Digital e quais as ações e atitudes que você deverá adotar para posicionar o seu negócio neste mundo inteiramente novo.
Administrar um negócio num mundo cada vez mais competitivo e globalizado não é nenhuma tarefa fácil para os empreendedores, e o empreendedorismo digital é uma realidade cada vez mais presente no mundo empresarial.
A internet e as tecnologias digitais são as bases para que o empreendedorismo digital possa se desenvolver, e os administradores devem estar muito atentos às muitas mudanças.

O que é Empreendedorismo Digital

Antes de mais nada, é preciso que você compreenda o que esta terminologia significa. Desta forma, será mais fácil para você entender por que ela está cada vez mais presente no mundo dos negócios.
O termo Empreendedorismo Digital representa a junção do empreendedorismo tradicional com as tecnologias nascentes, que geram novas oportunidades e novas formas de negócio.
Entre os maiores exemplos, temos as gigantes da tecnologia atual: Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, Uber e Airbnb. Todas têm em comum o desenvolvimento de seus negócios de forma inovadora e inteiramente online.
Entre as principais características do Empreendedorismo Digital podemos encontrar:

  • Produtos ou serviços de natureza digital;
  • Vendas online;
  • Atividades de marketing digital;
  • Virtualização de processos.

 

5 Pilares de fomento do Empreendedorismo Digital

De acordo com o Digital Entrepreneurship Scoreboard 2015, da Comissão Europeia, existem 5 grandes pilares que dão sustentação ao Empreendedorismo Digital:

  1.  A base de conhecimento digital e o mercado de tecnologias da informação e comunicação;
    2. O meio ambiente de negócios digitais;
    3. O meio ambiente financeiro e de impostos;
    4. Habilidades digitais e liderança
    5. Mentalidade empreendedora.

 

Perfil do Empreendedor Digital

Um empreendedor que deseja adentrar o mundo digital necessita desenvolver ou aprimorar diversas características gerenciais. São elas:

  • Criatividade;
  • Liderança;
  • Foco nos objetivos;
  • Capacidade de assumir riscos controlados.

Com as características descritas acima é possível concluir que você deve amar o que faz, caso contrário, seu negócio tenderá a não atingir os objetivos definidos.

Empreendedorismo Digital como chave de sucesso

David Rogers, um líder em estratégias de negócios digitais mundialmente famoso, costuma dizer que a transformação digital não se resume a somente atualizar a sua tecnologia, mas sim a atualizar o seu pensamento estratégico.
Você pode alcançar esta mudança por meio da adoção de uma estratégia digital.
Para implementar uma estratégia digital você deverá:

  • Definir o objetivo principal do negócio;
  • Identificar as ferramentas digitais necessárias;
  • Priorizar as iniciativas;
  • Medir os resultados.

 

Dicas para adaptar o seu negócio

Uma transformação digital não pode ficar restrita a somente atualizar a tecnologia da sua empresa, é preciso mudar a forma como ela faz negócios com os seus clientes, e é primordial o envolvimento de todos os departamentos, bem como de todos os colaboradores.
Listamos abaixo alguns pontos que você deve implementar e/ou melhorar no seu negócio, para que você possa entrar de vez no Empreendedorismo Digital:

  • Mudar a forma como sua empresa faz negócios: procure encontrar novas formas de resolver os problemas dos seus clientes. Não busque apenas lhes vender algum produto ou serviço;
  • Desenvolver novos negócios digitais: faça uma pesquisa de mercado com o objetivo de encontrar formas de tornar o seu produto mais digital. Se a sua empresa trabalha apenas com produtos físicos, busque formas mais rápidas de entrega-los aos clientes;
  • Digitalizar atividades e processos: no século XXI não há mais espaço para processos ou atividades em papel. Utilize a velocidade dos computadores e da internet a seu favor;
  • Fortalecer as habilidades dos seus colaboradores: invista na capacitação e motivação dos seus colaboradores. Enxergue os treinamentos como investimentos, não como despesas;
  • Melhorar a comunicação interna da empresa: muitos dos problemas das empresas passam por falhas de comunicação interna. Procure ferramentas de aproximação e de contato entre os departamentos;
  • Adotar ou aumentar as atividades de marketing digital: panfletos, outdoors, anúncios de rádio/televisão até podem render alguns clientes para o seu negócio, mas o maior volume de possíveis compradores está no mundo online, principalmente nas redes sociais, e o seu negócio deve estar lá;
  • Buscar o envolvimento online com seus clientes: ouça o que o seu cliente tem a lhe dizer. Não centralize seu contato com eles apenas por e-mail ou telefone. Utilize as redes sociais para se comunicar e identificar as verdadeiras necessidades deles.

 

Benefícios da transformação digital

Levar o seu negócio para o mundo digital não irá representar desperdício de tempo e/ou recursos.
Com o tempo, você verá que diversos benefícios irão aparecer:

  • Cultura de inovação próspera;
  • Grandes vantagens competitivas;
  • Ganhos de eficiência;
  • Aumento das vendas e fidelização do seu cliente;
  • Grande volume de dados analíticos.

 

Conclusão

Neste artigo você pôde entender o que é o Empreendedorismo Digital e ver o potencial de crescimento que seu negócio pode ter ao adotá-lo.
Utilizar o empreendedorismo digital no seu negócio é entender que seus clientes estão mais seletivos, proativos e, dependendo da satisfação deles, sua empresa poderá crescer, ou não. Enfim, o poder está nas mãos dos consumidores.
A hora de construir um negócio digital é agora!