MVP: Um novo nome para foco no Cliente

MVP: Um novo nome para foco no Cliente

Utilizar o MVP na construção da sua Startup é uma decisão sábia, segura e prazerosa porque garante que o foco nos anseios dos clientes nunca será perdido

Sumário

  •  Introdução
  • O que é MVP
  • Objetivos da adoção do MVP
  • Tipos de empreendimentos que mais aplicam o MVP
  • Principais erros cometidos pelas Startups
  • Benefícios da utilização do MVP
  • Conclusão

Introdução

No mundo globalizado atual, é muito comum encontrar empresas que iniciaram seus negócios como pequenas Startups e posteriormente vieram a se tornar enormes conglomerados mundiais. Entre os exemplos estão Uber, Instagram, Twitter, e muitos outros.
Pode parecer que estas empresas de sucesso da atualidade nasceram da noite para o dia, entendendo exatamente as necessidades dos clientes, explorando-as ao máximo.
No entanto, o que poucos sabem, é que muitas Startups de sucesso trilharam longos caminhos de crescimento, buscando a cada ciclo ouvir os clientes e entregar-lhes o que eles desejavam.
Estas Startups, em geral, tiveram uma ferramenta em comum: o chamado MVP.

O que é MVP

O MVP (Minimum Viable Product), ou Produto Minimamente Viável, em tradução livre, é um conceito que dá ênfase aos impactos do aprendizado no desenvolvimento de um novo produto, com um esforço mínimo.
Ou ainda, pode ser entendido como a busca pela resolução de um problema principal proposto por uma Startup, com gasto próximo de zero, que é a forma mais realista e desafiadora de se conduzir um negócio.
É importante perceber que um MVP não pode ser pensado como um produto não acabado ou muito primitivo, que foi criado às pressas. Apesar da simplicidade, seu MVP deve atender aos anseios e expectativas dos seus clientes, de forma minimalista.

Quero Montar Um MVP

Objetivos da adoção do MVP

A criação e utilização do MVP implica na busca por dois objetivos básicos:

  1. Engajar os primeiros usuários (clientes): os primeiros clientes que aprovarem o produto mais simples terão maiores probabilidades de fidelizarem à sua marca e causarem efeitos virais;
  2. Receber opiniões valiosas sobre o produto: muitas contribuições desta fase são determinantes para o surgimento de produtos altamente competitivos e lucrativos.

Tipos de empreendimentos que mais aplicam o MVP

Em geral, o MVP é comumente utilizado por Startups tecnológicas e negócios online. No entanto, nada impede que um empreendedor adeque o conceito para um produto físico e/ou serviço no mundo real.
Esta característica é de fácil entendimento porque uma das premissas obrigatórias é a possibilidade de observação do comportamento dos clientes, o que pode ser dificultado, dependendo do nicho do negócio.

Principais erros cometidos pelas Startups

Ao criar um negócio, todo empreendedor busca basicamente uma coisa: resolver um problema que os possíveis clientes têm, e que ele acredita possuir condições de tratar. Não se trata, portanto, de uma simples busca pelos lucros.
Porém, na ânsia de atender a este problema de forma célere, muitas Startups acabam caindo em um tipo de erro observado em 74% das Startups de internet de alto crescimento: elas buscam o escalonamento de forma acelerada e prematura, acabando por não conseguir se manter.
É aí que entra o MVP, que busca exatamente reduzir os riscos e os gastos, por meio do teste da viabilidade de novos produtos e/ou serviços.

Criar um MVP

Benefícios da utilização do MVP

O benefício primário da utilização do MVP é o ganho de entendimento sobre o interesse do seu cliente. Não há a necessidade do desenvolvimento de um produto integralmente.
Além desse benefício primário, podem-se citar outros:

  • Minimizar os custos de desenvolvimento: cada etapa de desenvolvimento envolve custos. Com um produto mais simples, você pode reduzir consideravelmente suas despesas;
  • Testar o seu projeto de negócio: para novos projetos, o MVP pode dar a você condições de avaliar se há a viabilidade, ou se os clientes estão propensos a pagar por ele;
  • Conseguir os primeiros clientes pagantes: os primeiros clientes dispostos a pagar pelo seu MVP podem causar um conhecido efeito boca-a-boca (positivo ou negativo), que tende a fazer a diferença na existência de uma Startup;
  • Receber as opiniões dos clientes: as impressões dos clientes com o uso do seu MVP lhe darão dados para entender quais características são mais desejadas por eles e quais devem ser abandonadas;
  • Poupar seu tempo: como o MVP exige menos tempo para elaboração e observação dos resultados, você poderá concluir a criação do seu produto final muito mais rapidamente;
  • Atrair investidores: se os resultados da exploração do MVC forem promissores, as chances de impressionar investidores crescem e você poderá obter os recursos para a continuidade do projeto;
  • Não desperdiçar seus esforços: ao reduzir o tempo e os recursos gastos, o MVP permitirá que você concentre esforços na fase mais desafiadora, que é a fase do produto final.

 

Quer Ajuda com seu MVP?

Conclusão

Neste artigo você pôde entender o que é o MVP e quais são todos os potenciais de crescimento que ele pode garantir ao seu negócio. Aprendeu que a utilização do MVP traz consigo diversos benefícios ao seu negócio, que poderão reduzir os custos operacionais e o tempo dispensado.
Se deu conta de que com um bom MVP você terá condições de planejar responsavelmente a sua Startup e fazê-la escalar de forma adequada e duradoura.
Viu que todo o fluxo de desenvolvimento do seu negócio passa pelo foco nas opiniões e críticas dos clientes em potencial, que fornecem dados para uma melhoria contínua e sustentável.