Recentemente tivemos algumas demandas para e-commerce aqui na Kip. Notamos que algumas dúvidas são frequentes na escolha da plataforma de e-commerce.
Visando auxiliar nossos clientes, listamos alguns tópicos abaixo, para ajudar na tomada de decisão durante a escolha de uma plataforma que melhor se encaixa ao cliente que a agência estiver atendendo.
As principais e também indispensáveis características que uma plataforma deve ter para implementação mínima de uma loja funcional (listagem de produto, item, checkout, pagamento) são:
- Complexidade de implementação: Complexidade sempre denota tempo de implementação
- Mobile first: Nossos clientes por padrão sempre enviam arte mobile e desktop para a equipe de programação da Kip. Isso facilita, tendo em vista a tendência macro de comércio eletrônico mobile ser latente e ainda em crescimento saiba mais aqui. Caso você ainda não saiba a melhor forma de enviar arquivos para programação fale diretamente com o comercial.
- Sistema de gerenciamento de vendas: Toda plataforma precisa e deve ter uma área de acompanhamento de status de pedido, novos prospects, principalmente para viabilizar campanhas como abandono de carrinho, remarketing, promoções segmentadas. Nesse quesito é importante saber quais seriam as prioridades de acompanhamento que o cliente demanda.
- Integrações: Hoje é essencial não apenas para uma loja, mas qualquer plataforma a possibilidade de filtragem dos prospects e dados gerados dos usuários
- Nível de personalização: O quanto a plataforma permite personalização e edição? Por exemplo: modais, personalização de boxes, de produto, checkout, são itens necessários, pois cada plataforma possui um nível de personalização, ou seja, nem todas as áreas são 100% editáveis. Isso varia bastante de plataforma para plataforma.
- Checkout simples e meios de pagamento: Provavelmente o item mais importante dos citados, principalmente devido ao enquadramento tributário que demanda um ERP específico com integração e cálculos já embutidos. Logo, é necessário validar junto ao cliente, quais meios de pagamentos os produtos do cliente permite aceitar.
- Migração e crescimento: O exemplo mais simples para entender isso é o Black Friday, diversos são as lojas que caem e não suportam a demanda de acessos num evento promocional como este. Se eventualmente houver picos com campanhas realizadas pela agência, é necessário investigar com a plataforma se os servidores possuem todo balanceamento necessário para suportar tais demandas.
Dicas finais
- Analise os planos e os benefícios que a plataforma oferece: escolha o plano de acordo com o perfil de seu cliente (quantidade e tipo de produtos, abrangência da área onde será comercializado, frete, transporte e etc.)
- Solicitar uma versão demo da plataforma: dessa forma é possível ver os dados e todas as informações da sua loja virtual, como gerenciamento de marketing. Mesmo sem ter conhecimentos técnicos específicos, é viável verificar se a plataforma possui todos os recursos que o negócio do seu cliente necessita.
- Atenção com o suporte: o ideal é que seja 24/7, ou seja, o dia todo e todos os dias da semana. Você nunca sabe quando a loja será acessada e um cliente realizará uma compra.
Essas são algumas informações essenciais para a escolha de uma plataforma de ecommerce.
Caso ainda assim, tenha alguma dúvida, conte sempre com a Kip para auxiliar em suas demandas tecnológicas.