Como a Tecnologia está Levando Startups para Além do Convencional

Introdução

Não há como negar: a tecnologia assumiu uma posição vital, tanto nas startups e grandes empresas, quanto na vida das pessoas.

Atualmente, a tecnologia está sendo responsável por incrementar o crescimento de diversos setores como logístico, manufatura, TI, varejo, entre outros.

Embora o termo tecnologia possa ter definições diferentes para pessoas e negócios, é consenso que todos se tornaram extremamente dependentes dela.

Se a tecnologia se tornou algo tão necessário na vida das pessoas, é normal que as empresas a estejam utilizando para crescer mais rapidamente, alcançar mais mercados e expandir clientes.

Neste artigo vamos explorar um pouco mais como a tecnologia está fazendo com que as empresas e principalmente as startups possam acompanhar a velocidade das mudanças.

A tecnologia e a remodelação dos padrões de negócios

Até bem pouco tempo atrás, o máximo de tecnologia que as empresas utilizavam poderia ser resumido a algum tipo de software específico. Podemos citar alguns exemplos: ERP, SCM, CRM, etc.

O ponto fraco desses softwares era que eles não integravam todos os processos das companhias. Poderiam automatizar muito bem um determinado processo, mas não davam conta de integrar todas as áreas.

Os modelos de negócio estão sendo redefinidos, devido à constante evolução da tecnologia que, para muitos empreendedores e empresas, pode ser difícil de acompanhar.

Atualmente este panorama mudou. Muitas funções de negócios são agora automatizadas e integradas no âmbito tecnológico de uma empresa. O resultado dessa integração é uma redução significativa dos custos de investimento e uma dinamização dos resultados.

No entanto, a forma de dinamização que a tecnologia pode prover irá depender do setor onde a startup atue. Enquanto para algumas delas a tecnologia possa funcionar apenas como um facilitador, para outras a tecnologia será responsável por impulsionar exponencialmente as receitas.

As 5 posições cruciais de toda startup de tecnologia bem-sucedida

É fato que raramente as startups conseguirão se manter apenas por causa de suas ideias revolucionárias.

Embora estejamos focando a importância da tecnologia neste artigo, é importante estabelecer, também, a importância dos papéis desempenhados pelos membros da equipe.

Por mais que a tecnologia seja vital, uma startup só poderá ser tão bem-sucedida quanto forem bem-sucedidos os componentes da equipe fundadora.

Vejamos, portanto, as posições cruciais que cada startup deve possuir:

  1. CEO (o sonhador): o Diretor Executivo geralmente é o líder da equipe da startup. Embora não seja o “todo poderoso” dentro do negócio, ele é a pessoa cuja paixão costuma ir além da expectativa de qualquer um. Toda startup deve ter o sonhador como parte dela. Ele está sempre disposto a acreditar na ideia e não muda seu entendimento, mesmo que muitos digam a startup não possui futuro.
  2. CPO (o visionário): o Diretor de Produtos é aquele que melhor conhece os produtos, podendo identificar problemas de forma ativa e articular diferentes soluções para eles. Assim como o sonhador, o visionário deve ter um forte propósito de aspiração e uma visão ainda maior da startup.
  3. CTO (o fazedor): o Diretor Técnico é um papel essencial em toda startup, principalmente nas startups tecnológicas. É rotulado de o fazedor porque ele é capaz de encarar os problemas técnicos potenciais, resolvê-los rapidamente. Ele é o motor que mantém toda a operação chamada de startup ativa.
  4. CSO (o vigarista): o Diretor de Vendas é a pessoa responsável por transformar uma ideia brilhante em lucros para a startup. Sendo primordial por sua função, o vigarista fica responsável desde a criação dos processos de vendas até a automação, montagem das equipes e previsão das vendas.
  5. CMO (o arquiteto): o Diretor de Marketing fica responsável por tornar o produto/serviço da startup o mais exclusivo possível, além de estabelecer as estratégias de divulgação mais promissoras. Neste contexto, o arquiteto tem o papel de reunir as soluções oferecidas pela startup e levar ao conhecimento do público-alvo desejado.

Portanto, um bom desempenho destes profissionais, aliada à adoção da mais moderna tecnologia, poderá fazer a startup decolar e garantir o seu lugar entre as empresas mais bem-sucedidas.

A necessidade de construção de negócios tecnologicamente orientados

Atualmente, todas as empresas estão constantemente lutando para avaliar as mudanças que ocorrem ao seu redor.

Neste ambiente, as startups saem na frente, por possuírem processos totalmente novos que se apropriam do uso da tecnologia como multiplicador de forças. O resultado desta apropriação é o desenvolvimento de novos modelos de negócios, novos produtos e novas experiências dos clientes.

Marcas hoje conhecidas mundialmente, como Air BnB, Byjus, Coursera, Uber, entre muitas outras utilizaram a tecnologia como o coração de seus negócios e alcançaram o sucesso.

Este sucesso alcançado por elas é um forte argumento para colocar a tecnologia como fator intrínseco ao modelo de negócio adotado pelas startups para também alcançar importantes marcos.

As startups precisam estar prontas para se reinventar completamente antes que as mudanças tecnológicas acabem por sobrecarrega-las.

As principais áreas de enfoque da tecnologia

No mundo atual, é importante que as startups continuem avançando para além das táticas convencionais de negócios.

Se o objetivo da sua startup é estar à frente do jogo e permanecer relevante, deve-se constantemente reformular, repensar e reimaginar os modelos de negócios, utilizando a tecnologia como uma força disruptiva do mercado.

É necessário que as empresas, e principalmente as startups, evoluam de um pensamento tradicionalista sobre seu alcance de seu controle. Como os clientes podem estar em qualquer parte do mundo, não há como alcança-los e atendê-los utilizando os canais tradicionais.

Portanto, é preciso migrar o enfoque do Front-office para o Back-office, bem como do chão de fábrica para o Top Floor.

Dicas para aproveitar a tecnologia na sua startup

As startups têm a vantagem de serem ágeis, possuem a capacidade de mudar os processos e atrapalhar as indústrias, porque se sentem mais à vontade para deixar a tecnologia assumir a liderança.

Tal agilidade não é tão fácil de ocorrer nas grandes empresas, pois elas ainda estão aprendendo sobre como lidar com essas mudanças.

Assim, é muito mais natural, para as startups, construírem organizações geridas pela tecnologia.

Abaixo, alguns pontos para se aproveitar melhor a tecnologia:

  • Buscar a tecnologia mais recente no setor de negócios e clientes
  • Recrutar e construir uma equipe com habilidades técnicas complementares
  • “Desaprender” constantemente e aprender as últimas tecnologias com implicações no modelo de negócio
  • Abertura para utilizar a “destruição criativa” de estruturas e tecnologias existentes

Não há a necessidade de revolucionar a startup como um todo.

Pode-se criar uma célula dentro do negócio que seria encarregada de identificar a tecnologia em potencial para mudar os rumos da empresa. O gestor da célula deverá pensar e agir como um empreendedor tocando uma startup dentro da sua startup.

Tal atitude poderá surgir como um fluxo alternativo de receita e evoluir para alterar profundamente a startup, permitindo que ela se torne um negócio de sucesso no futuro.

Conclusão

Neste artigo você pôde compreender a importância da tecnologia para a mudança dos modelos de negócios das empresas, principalmente as startups.

Viu que a tecnologia vem promovendo a remodelação dos padrões de negócios das startups, reduzindo custos e dinamizando os resultados.

Aprendeu que, embora a tecnologia tenha o poder de revolucionar os negócios, ainda é importante que a startup possua uma equipe comprometida com o seu crescimento e papéis bem definidos.

Despertou para a necessidade de se construir negócios tecnologicamente orientados, que vêm apresentando melhores resultados diante de modelos engessados e pouco amigáveis à tecnologia.

Viu que as mudanças constantes do mundo tornam necessárias a mudança dos enfoques das empresas, deixando de lado qualquer forma tradicionalista de relacionamento com os clientes.

Aprendeu dicas de como adotar a tecnologia na sua startup, para adequar o modelo de negócio às necessidades atuais do mercado e dar condições de que ela cresça junto com a onda tecnológica.

Neste artigo ficou bem claro que a tecnologia é o coração das startups de sucesso na atualidade. Se seu negócio vem deixando a tecnologia num nível de coadjuvante, trate de adotar as dicas acima e permita que seu negócio se torne uma nova superpotência mundial.