5 Livros sobre Empreendedorismo que você já deveria ter lido
Para se tornar um verdadeiro empreendedor, é necessário agregar conhecimentos e experiências de outros empreendedores, o que pode ser muito facilitado pela leitura de livros sobre o gênero.
Sumário
- Introdução
• 1. The Magic of Thinking Big, de David Schwarts
• 2. The 10X Rule, de Grant Cardone
• 3. Mindset: The New Psychology of Success, de Carol Dweck
• 4. Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less, de Greg Mckeown
• 5. The Boron Letters, de Gary Halbert
• Conclusão
Introdução
O empreendedorismo é algo crescente no Brasil. De acordo com dados do Sebrae, entre os anos de 2002 e 2007, o percentual de empreendedores existentes na população brasileira, entre 18 e 64 anos, saltou de 21% para 36%, ou seja, a cada 100 brasileiros em idade produtiva, 36 estão envolvidos com a arte de empreender.
Isto demonstra o quanto o tema empreendedorismo tem evoluído em nosso país, e o quanto ele desperta interesse naqueles que desejam alcançar o sonho de tocar o próprio negócio.
É fato que em todas as áreas humanas, o acúmulo de conhecimentos é capaz de destacar as pessoas do grupo onde estão inseridas. E com o tema empreendedorismo não poderia ser diferente.
Como forma de fornecer a você meios para obter novos conhecimentos, apresentamos neste artigo os 5 livros mais influentes sobre empreendedorismo que você deve buscar ler o quanto antes para obter sucesso nos seus planos.
Como o mercado de empreendedorismo internacional é muitas vezes mais desenvolvido do que o brasileiro, os livros escritos fora do país tendem a trazer consigo uma visão muito mais abrangente sobre o tema.
Com a leitura destes livros, você poderá incrementar algumas características necessárias a todo empreendedor, como produtividade, capacidade de escrita para negócios, consciência empreendedora, capacidade de fala em público e, principalmente, habilidades de marketing. Vamos aos escolhidos:
1. The Magic of Thinking Big, de David Schwarts (A mágica de pensar grande – em tradução livre)
Este livro foi publicado originalmente em 1959 e tem como principal objetivo fazer você vender ou gerenciar melhor. Não sonhe grande, seja um empreendedor que age grande. Além disso, busca fornecer ferramentas para que você melhore a sua vida a partir de agora, através de ações concretas e mentais, como a adoção de pensamentos positivos, a construção de um plano de construção do seu sucesso, incremento do poder criativo, entre outros. Mais de 6 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
2. The 10X Rule, de Grant Cardone (A regra 10X – em tradução livre)
Segundo o autor, as pessoas levam suas vidas observando apenas 3 graus de ação: 1. Sem ação; 2. Retirada; 3. Ação normal. Neste livro, ele leva o leitor a descobrir o 4º grau da ação, também conhecido como a regra 10x, onde tanto as empresas como os indivíduos garantem a realização dos seus objetivos. Questões sobre o mito do gerenciamento do tempo, a fórmula para resolver problemas e o cálculo do esforço estimado estão entre as ferramentas abordadas neste livro.
3. Mindset: The New Psychology of Success, de Carol Dweck (Mentalidade: a nova psicologia do sucesso – em tradução livre)
Neste livro, a autora demonstra que praticamente tudo na sua vida pode ser influenciado pela forma como você pensa suas habilidades e talentos. Como empreendedor, você deve cultivar uma mentalidade de crescimento, e é exatamente isto o que você vai achar no livro. É perfeito para quem gerencia um negócio.
4. Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less, de Greg Mckeown (Essencialismo: a perseguição disciplinada de menos – em tradução livre)
A produtividade é essencial no mundo do empreendedorismo. E este livro irá mostrar que não se deve apenas fazer mais coisas com menos tempo, mas sim que é necessário saber definir as coisas certas a serem feitas. O autor ajudará você a escolher o que é absolutamente essencial na vida profissional (e pessoal), eliminando todo o resto.
5. The Boron Letters, de Gary Halbert (As cartas de boro – em tradução livre)
Este livro traz consigo cartas escritas pelo autor para seu filho. É mais do que apenas um livro sobre vendas e marketing. As cartas representam um treinamento para convencer as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços, por meio da utilização do marketing de resposta. A estratégia apresentada pode ser aplicada a qualquer tempo e a qualquer nicho.
Conclusão
Como visto, os livros têm a capacidade de transformar os negócios e, consequentemente, o seu estilo de empreendedorismo. Basta apenas que você saiba escolher boas fontes e interiorize os conhecimentos transmitidos por eles.
Para começar a entender como pensam as grandes figuras do mundo do empreendedorismo, a leitura dos livros indicados aqui garantirá que você passe a pensar e a agir como um verdadeiro empreendedor. Além das indicações feitas, existem muitos outros livros bastante inspiradores, e os apresentaremos em breve.