Implantar uma determinada ferramenta tecnológica não necessariamente implica em crescimento das vendas. É primordial saber como e onde aplicá-la. Conheça as principais dicas de especialistas
Sumário
Introdução
Vender continua sendo uma arte que poucos dominam. O processo de vendas envolve saber entregar ao cliente produtos ou serviços muito além das suas expectativas. Muitas grandes empresas falharam porque não conseguiram entender as necessidades de seus compradores.
No entanto, as últimas décadas têm sido revolucionárias para o campo das vendas. A adoção da tecnologia para as vendas foi capaz de agregar muitos benefícios às empresas que decidiram por implementá-las.
Benefícios do uso da Tecnologia nas suas vendas
A tecnologia vem sendo responsável por uma verdadeira transformação no campo dos negócios. E um componente dos negócios, altamente impactado pela tecnologia são as vendas.
Desde a prospecção de clientes até o fechamento das vendas, as tecnologias de nuvem, big data, sociais e móveis estão revolucionando o processo de vendas das empresas.
Como resultado deste movimento, muitos empreendedores estão adotando a tecnologia para buscar alcançar os seguintes benefícios:
- Ganhar produtividade;
- Aumentar a lucratividade;
- Crescer a vantagem competitiva sobre concorrentes.
É importante entender que a tecnologia não envolve somente a automatização de processos, mas também o crescimento na velocidade das vendas.
Isto tudo é alcançado porque a tecnologia ajuda as equipes de vendas a identificarem os melhores clientes em potencial, vincular o relacionamento mais satisfatoriamente e ter uma melhor comunicação durante o processo de vendas.
Tipos de ferramentas tecnológicas disponíveis
Atualmente, 5 ferramentas tecnológicas são utilizadas pela maioria dos negócios de sucesso:
- CRM: sistema com a função de capturar informações mais detalhadas sobre a relação com clientes.
- Vídeo conferências: ferramenta capaz de ligar as equipes de vendas aos clientes, de forma remota.
- Aprendizado virtual: plataformas de treinamento para equipes de vendas que simulam situações da vida real.
- Dispositivos móveis: aparelhos que dão mobilidade às equipes de vendas, não se restringindo a somente a aparelhos celulares.
- Redes sociais: estar presente na rede social principal dos clientes é mais eficiente do que espalhar as equipes de vendas por todas as redes existentes.
10 dicas indispensáveis
De acordo com os executivos que compõem o Conselho de Tecnologia da revista americana Forbes, existem 10 formas que as equipes de vendas podem utilizar a tecnologia para obterem ganhos de produtividade, lucro e vantagem competitiva:
- Construa uma plataforma interna de CRM: a decisão por desenvolver um software interno de CRM pode reduzir consideravelmente os custos e integrar ainda mais as informações, para conhecer mais profundamente os perfis e características dos clientes.
- Automatize o acompanhamento de e-mails: a automatização permite que você crie sequências para uma série de e-mails destinados aos clientes em potencial. É importante saber escolher um bom software de automação, capaz de rastrear e coletar dados que serão utilizados posteriormente.
- Use informações principais para acelerar oportunidades: por meio da utilização de tecnologias de aprendizado de máquina é possível antecipar e planejar as atividades de venda, com maior precisão.
- Use plataformas para ajudar no gerenciamento de ativos de marca: ajudar os clientes com o gerenciamento das marcas deles, ou seja, desenvolver parcerias pode transformar clientes de pedidos únicos em clientes de pedidos fiéis e duradouros.
- Aprimore os funis de vendas: atualmente, com a disponibilidade das tecnologias de aprendizado de máquina e robôs de atendimento (chatbots), as equipes de vendas podem atender mais necessidades dos clientes, abrindo a possibilidade de aceleração na escalabilidade do negócio.
- Integre entre CRM, e-mail e voz: a integração das aplicações CRM com os principais canais de comunicação utilizados pelas equipes de vendas, permitem ganhos de eficiência e a facilitação das oportunidades de negócio.
- Promova a colaboração entre as equipes de vendas: com um fluxo de informações otimizado através de um bom CRM e disponível a todos, é possível evitar que equipes de vendas entrem em contato de forma duplicada com clientes, tentem fechar vendas que já aconteceram, entre outras situações.
- Abrace a nuvem: a utilização das tecnologias de nuvem garante a eficácia das equipes de vendas ao trazerem agilidade e produtividade maiores a estas equipes, pois a informação fica disponível em todos os momentos e em todos os lugares.
- Use a tecnologia para aumentar sua probabilidade de fechar uma venda: a variedade de aplicações disponíveis às equipes de vendas atualmente pode fazer com que os clientes sejam impressionados, ao verificarem a agilidade na capacidade de atendimento às suas demandas.
- Melhore o acompanhamento com o Boomerang para o Gmail: o plug-in disponível para Gmail permite maior controle dos procedimentos de acompanhamento de clientes em potencial, por e-mail.
Problemas na adoção exagerada da tecnologia
Nem sempre o uso exagerado da tecnologia irá trazer benefícios ao seu negócio.
Apesar de as ferramentas tecnológicas terem o poder de revolucionar a forma como as equipes de vendas interagem com os seus clientes, é importante gerenciar de que maneira elas serão introduzidas.
O uso excessivo de ferramentas pode causar distanciamento do seu cliente. O contato pessoal ainda é bem visto e pode fazer a diferença na hora de fechar um negócio.
Conclusão
Neste artigo você viu o potencial de ganhos de produtividade, de aumento da lucratividade e de crescimento de vantagem competitiva que a utilização de tecnologias pode trazer ao seu negócio.
Descobriu as principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelas grandes empresas na atualidade e o que exatamente elas fazem.
Viu que, mesmo sendo a responsável por alavancar seus negócios, o uso excessivo da tecnologia pode ter efeitos diversos dos esperados. Por isso, é necessário muito cuidado e sensibilidade para implantá-la.
Pôde conhecer dicas importantes de especialistas sobre como ajustar a utilização das tecnologias e como orientar as equipes de vendas para escalar sua empresa.
Tendo conhecido os benefícios e perigos do uso da tecnologia, é hora de rever suas estratégias de vendas.